-->
Idéias no Tom é um conjunto de visões e impressões, que transitam em muitas mídias. Os textos são fruto de valiosas pesquisas realizadas pelos nossos colaboradores, que buscam unica e exclusivamente divulgar informação de qualidade. Escolha a sua postagem e ligue-se no tom dessa ideia!

Fundindo Ideias!




Carregando ...
O IDÉIAS NO TOM SEGUE O CAMINHO DO COMPROMETIMENTO COM A ORIGINALIDADE , ALÉM DE ABORDAR QUESTÕES DE RELEVÂNCIA MUNDIAL E O QUE ROLA NO UNIVERSO DA BOA MÚSICA, LITERATURA E CINEMA. CADA COLABORADOR DESTE BLOG TEM INTEIRA RESPONSABILIDADE SOBRE O QUE ESCREVE.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Preservação do meio ambiente, indo direto ao assunto – PARTE I :

Seguindo no papo sobre o meio ambiente, quero falar sobre o lixo:

Ah, sim, o lixo!

Claro que você sabe, ou não (como diria Caetano), mas aquilo que você coloca no lixo não “desaparece” simplesmente da face da terra.

Quando você coloca cada objeto (papel, embalagem, lata, garrafa, resto de comida, etc.) no lixo, você sabe para onde está mandando tudo isso que VOCÊ produz? Sim, tudo isso vai para os LIXÕES, áreas a céu aberto onde tudo é abandonado. O lixão é um câncer urbano, que acaba contaminando todo o local próximo a ele, se tornando um disseminador de doenças, poluindo a água o ar e o solo.


Uma melhor alternativa é o ATERRO SANITÁRIO. Segundo Thiago Oshiro Campi, engenheiro civil formado na UNICAMP, em sua colaboração no blog Papo de Homem, em resumo, aterro sanitário é uma área impermeabilizada, com compactação de resíduos, drenagem e tratamento dos efluentes e gases gerados pelo lixo, impossibilitando a contaminação ambiental.

Nesse blog, o engenheiro civil Thiago Oshiro Campi expõe idéias muito interessantes e fala, em resumo sobre a filosofia dos 3 r’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

Reciclar é a ultima alternativa: a reciclagem é essencialmente uma jogada de marketing aliada ao favorecimento dos interesses das empresas, e não uma medida efetiva para salvar o meio ambiente. Para explicar melhor, segundo a Associação Brasileira do Alumínio – ABAL, em 2006 o Brasil reciclou 94,4% das latas de alumínios produzidas, o que nos torna pela quinta vez consecutiva líder mundial nesse segmento. Como diria o poeta, que sentimento nobre! Mas o fato é que esse recorde tem o objetivo de reduzir os custos para as empresas que enlatam os produtos. A prova disso, segundo Thiago, é que, “no caso dos papéis, segundo o CEMPRE (compromisso empresarial para reciclagem), reciclou-se em 2005 apenas 46,9% da produção. Por que essa diferença com relação ao papel, se sua reciclagem é muito mais fácil e barata? E quanto às garrafas pet, que foram recicladas em apenas 47%, enquanto o restante está poluindo os arroios e entupindo os esgotos. A explicação é simples: reciclar esses produtos não gera LUCRATIVIDADE.

Portanto, o nosso foco deve estar em REDUZIR (a quantidade de embalagens que vem em um produto, uso de sacolas plásticas, etc.) e REUTILIZAR (copos de requeijão, ou as saudosas embalagens retornáveis). As garrafas retornáveis, que estão em extinção porque são consideradas “ultrapassadas” pelas grandes marcas, na verdade evitavam a enorme produção de garrafas plásticas e geravam empregos (para transportar os cascos e limpá-los). (Logo, “modernidade” na verdade quer dizer o quê?? LUCRATIVIDADE.).

Então o que fazer para a redução da montanha de lixo que produzimos e na preservação do nosso planeta?? Exatamente isso: REDUZIR. Não adianta focar em reciclar, pois isso demanda vontade de grandes empresas e governantes em realizar alguns sacrifícios (de rentabilidade) por um bem maior, ou seja, mais fácil esperar o Papai Noel. Por isso, o que está ao nosso alcance é exatamente produzir menos lixo!

- Busque garrafas retornáveis: Os refrigerantes e cervejas têm um gosto muito melhor em garrafas de vidro e o meio ambiente agradece.

- Sacolas plásticas: Se você pode carregar as compras em apenas uma sacola plástica, ou adquirir as simpáticas sacolas de pano que estão à venda em vários lugares por um preço simbólico, por que adquirir um monte de sacolas plásticas? Se você vai comprar algo pequeno, que cabe na bolsa, o que você acha de recusar aquela mini-sacola que não vai servir para nada depois? (a menos que você carregue uma na bolsa, caso passe mal na saída da festinha). O plástico leva 400 ANOS PARA SE DECOMPOR.

- Impressão de papéis: Cada papel que você consome intensifica a derrubada de árvores, uma das causas do aquecimento global. Se você pode ler o texto na tela do computador, por que imprimir, para jogar o papel no lixo minutos depois?

Uma linda alternativa é plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro... não!! Isso não tem nada a ver com o meio ambiente! Hahahaha. Bom, para aqueles que têm um apartamento como o meu, e a única alternativa seria plantar a árvore na pia da cozinha, fiquem com a dica dar uma folga para a impressora.

São pequenos detalhes que fazem a diferença. PENSE NO MEIO AMBIENTE. Seguem dois vídeos muito interessantes, confira:



Galo Missioneiro!

Post pescado do RS Urgente:
Publicado no Jornal do Comércio, no dia 17 de agosto de 2005.

Ontem (16/08/2005), vi uma foto do ex-governador e ex-ministro Olívio Dutra, tomando chimarrão, espremido na apertada sala de sua residência, na zona norte da cidade. Até aí nada de mais, não fosse o ex-bancário ter ocupado a chefia do Executivo gaúcho e o ministério das Cidades, durante mais de dois anos do governo Lula. Olívio não é mais governador e muito menos ministro, mas continua o mesmo sujeito simples de antes. O missioneiro, que mandou e desmandou em orçamentos altíssimos, não mexeu em nada que não lhe pertencesse. O cofre nunca lhe caiu nos pés. Terminadas as suas tarefas, Olívio voltava para o acanhado apartamento que um dia conseguiu comprar com os parcos salários que recebia como funcionário do Banrisul.
Olívio Dutra é, pois, um homem honesto! Nem sei porque estou escrevendo sobre isso, porque eu participo do princípio que honestidade não é virtude. Honestidade é inerente ao cidadão. Não ser honesto é um grave defeito de caráter mas, honestidade, não é virtude. Mas virtude ou não, a verdade é que Olívio Dutra é um homem intrinsecamente honesto.
Sou fã do trabalho de Olívio Dutra e acredito ser uma pena que o partido petista queira Tarso Genro para governador do Estado.

Vale cultura


Uma das novidades contidas na proposta da nova Lei de Fomento e Incentivo à Cultura é a implementação do Vale Cultura, que disponibilizará mensalmente R$ 50 para que os trabalhadores possam ter acesso aos bens culturais e a atividades de artes visuais e cênicas, audiovisual, música, literatura e patrimônio cultural. O Governo Federal concederá renúncia fiscal para 30% desse valor, o empregador arcará com 50% e o trabalhador com 20%.
Pelo visto fizeram valer a letra da música do grupo Titãs: "A gente não quer só comida; A gente quer comida; Diversão e arte; A gente não quer só comida; A gente quer saída; Para qualquer parte...
Parabéns pelo incentivo na tentativa de inserir cultura ao povo que passa fome, mas essa moda não vai pegar. O que é uma pena...

Chefe do Gabinete

Chefe de Gabinete da Governadora, Ricardo Lied.
Agora sim virou a casa da mãe Joana. Manda quem pode, obedece quem tem juízo. E esse aí pelo visto "manda" muito, pois juízo tá em falta...
Gostaria de saber por que essa foto não foi capa de jornais? Aff!