-->
Idéias no Tom é um conjunto de visões e impressões, que transitam em muitas mídias. Os textos são fruto de valiosas pesquisas realizadas pelos nossos colaboradores, que buscam unica e exclusivamente divulgar informação de qualidade. Escolha a sua postagem e ligue-se no tom dessa ideia!

Fundindo Ideias!




Carregando ...
O IDÉIAS NO TOM SEGUE O CAMINHO DO COMPROMETIMENTO COM A ORIGINALIDADE , ALÉM DE ABORDAR QUESTÕES DE RELEVÂNCIA MUNDIAL E O QUE ROLA NO UNIVERSO DA BOA MÚSICA, LITERATURA E CINEMA. CADA COLABORADOR DESTE BLOG TEM INTEIRA RESPONSABILIDADE SOBRE O QUE ESCREVE.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Os últimos suspiros de Serra

Dando uma espiada na Folha de São Paulo, dei de cara com uma manchete que me paralisou. Li rapidamente o título: “Comitê do PT recebeu dossiê sobre a filha de Serra.”. Pensei automaticamente: “Meu Deus, foi o PT que encomendou a quebra de sigilo na Receita Federal! Não acredito!”. Entrei na notícia. Eis que leio a palhaçada da Folha: a notícia relata, depois de um primeiro parágrafo alarmante, que o tal dossiê teria sido utilizado pelo PT de São Paulo em 2005 (isso mesmo, em 2005). Naquela época, o PT usou este dossiê para tentar iniciar uma CPI na Assembléia de SP, pois o partido suspeitou que a empresa da filha de Serra estava sendo beneficiada com licitações. No fim das contas foi aberto um processo mas não deu em nada, nada ficou provado. Em suma: que tentativa mais esdrúxula foi essa da Folha de prejudicar a campanha de Dilma? Que jogada mais sacana e absurda essa de tentar colocar na mente dos leitores a sementinha da idéia: “se eles fizeram dossiê antes, podem muito bem ter quebrado o sigilo da receita federal agora”. Ainda mais que lááá no meio da reportagem, em uma linha muito discreta, acredito que colocada pelo mínimo de ética jornalística, consta: “Não há nesse lote de papéis indício de quebra de sigilo bancário ou fiscal.”
Uma reportagem grande no tamanho, grande na inutilidade e no desserviço à informação.
Esse espernear de Serra é cansativo e aborrecedor. Como bem disse o Lula, Serra se dedica no foco errado. Ao invés de trabalhar para melhorar sua campanha, trabalha para prejudicar a oponente. O povo vê que isso não pega bem. O povo está querendo mais política, mais boa política. O povo está se politizando mais, e isso é excelente.
Eu não acredito que o PT iria correr esse risco, sabotando fatalmente o governo Lula. Além do mais, não foi utilizado nenhum dado da filha de Serra na campanha de Dilma. Dilma arriscaria o pescoço para não aproveitar nada dessa quebra de sigilo?
Serra teria mais chance de prorrogar essa batalha até o segundo turno se colocasse suas forças na avaliação de si mesmo, e não de Dilma. Se direcionasse sua dedicação na mudança dessa imagem tão elitista e mauricinho, tão distante do povo (desculpem a franqueza). Se talvez, gastasse seu tempo buscando formas diferentes de mostrar ao povo que ele não representa aquele jeito do Brasil pré Lula, que ele pode ser algo novo, diferente daquela mesmice de FHC e Itamar. Se tivesse um jeito de “gente como a gente”, e não esse jeito de “não sei quantos micróbios você tem, então vou beijar minha mão que é mais seguro, ok?”
Mas e Dilma? Certamente, quase que a totalidade do carisma de Dilma vem de Lula. Dilma está longe de ganhar o lugar de Miss Simpatia no concurso de Rainha da Primavera 2010.
Mas ela está mudando, está trabalhando para conquistar esse país que só elegeu homens para a Presidência, está trabalhando para provar que vai fazer valer à pena a aposta. Além do mais, quem vai votar em Dilma, em sua grande maioria tomou essa decisão por saber que Lula estará no apoio. Lula e toda a equipe que o assessorou nesses 8 anos. E não há como negar o peso de Lula.
A simplicidade e ao mesmo tempo a grandiosidade dos momentos dele com o povo, soterrado por um mar de mãos em seu rosto. Eu me emociono, desculpem. Não é um simples trabalho desempenhado. Lula de fato conquistou o Brasil, quer a oposição queira ou não. Lula conseguiu o feito histórico de obter 79% de aprovação do seu governo no mês de agosto, final da jornada, no fechar das cortinas. Isso é um recorde, uma nova realidade. Não é papo de petista, nem papo de esquerda. É fato.

Acompanhemos as cenas do próximo capítulo. Quero muito ver a solução dessa investigação, os culpados têm que ser punidos, a quebra de sigilo da receita é um crime que coloca em cheque os valores constitucionais desse país. Enquanto isso, espero que Serra cuide mais de sua campanha, e deixe as investigações seguirem.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A adoção da escravidão para aumentar lucros: em 2010? I can't believe!

Lendo na semana passada o blog da Lola, fiquei sabendo de uma notícia chocante: As Lojas Marisa terceirizaram a produção de peças de vestuário para uma oficina de trabalho escravo em São Paulo. O post dela é excelente, e por isso resolvi me inspirar nessa pauta (atenção, é inspiração, não é plágio!), pois é fundamental divulgar essa sacanagem que as Lojas Marisa fizeram, tanto com a humanidade quanto com a economia do país.
A notícia fonte é de 17/03/2010, da Agência de notícias Repórter Brasil, ONG que trabalha com pesquisa, jornalismo social, educação, combate à escravidão e outros aspectos para a construção de uma sociedade mais justa.
A ilegalidade toda foi descoberta pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo (SRTE-SP). As Lojas Marisa somam 43 autos de infração, com passivo somando R$ 633,6 mil. Dessa bolada, R$ 394 mil se refere à sonegação de FGTS.
A fiscalização encontrou uma pequena oficina em São Paulo onde trabalhavam 16 Bolivianos e 1 peruano, trabalhando em condições de escravidão na fabricação de roupas. Foram tiradas fotos de etiquetas das Lojas Marisa no local, e localizados papéis com anotações de termos como “passagens”, “fronteira” e “documentos”. As jornadas de Trabalho iam das 7h às 21h. As Lojas Marisa já haviam assinado um Termo de Ajustamento de Conduta celebrado com o Ministério Público do Trabalho em 2007. Imagina se não tivessem assinado.
O trabalho escravo é vergonhoso. As lojas Marisa, com essa postura, além de demonstrar desumanidade, largando seres humanos à total dependência e a condições degradantes, demonstraram que não se preocupam com a economia brasileira. Há quem diga o absurdo de que a escravidão ocorre porque a legislação brasileira engessa as empresas, e que os impostos são muito altos. Dizem ainda que, bem ou mal, empregos estão sendo oferecidos e a economia está girando. Você faz idéia do tamanho do patrimônio que os proprietários das Lojas Marisa e suas famílias terão, sei lá, até sua 20ª geração? E os trabalhadores escravos ou mesmo os trabalhadores efetivados das Lojas Marisa, em sua maioria, você acha que terminarão sua vida com que patrimônio? As Lojas Marisa não teriam condições de desempenhar um papel responsável no mercado brasileiro, uma postura de referência para as empresas, como sendo um bom local para se trabalhar?Aliás, qualquer porte que as Lojas Marisa tivesse justificaria o incentivo à escravidão, que é CRIME? A Oficina investigada também produziu roupas para C&A.
O que eu posso fazer é sabotar as duas marcas e não comprar nessas lojas mais. A escravidão é inaceitável. Mas, infelizmente, não tenho como saber quais outras lojas poderiam estar adotando essa prática dark. A solução é ficar ligado, e dar uma espiada quando possível no site do Repórter Brasil. Além disso, seria uma boa aproveitar a oportunidade de refletir um pouco sobre o consumismo e uma forma de darmos um equilíbrio ao impulso de compra.
Sugiro uma visita no site da Akatu, instituto excelente, que dá dicas poderosíssimas de redução do consumo e do lixo que produzimos, através da correta conservação de alimentos. Eles dão dicas de culinária que aproveita os restos de comida, entre outros toques excelentes.
Outra idéia que achei fantástica, e está me ajudando a rever conceitos de consumo de roupas, é o desafio lançado por duas amigas americanas: usar apenas 6 peças de roupa durante um ano. A campanha se chama Six Item or Less e já está conquistando adeptos de diversos lugares do mundo. O uso de acessórios e a combinação das peças provam que não precisamos nem de 1/3 do que compramos. Lógico que não cheguei ainda neste nível de evolução, mas já acho uma vitória pensar: “eu realmente preciso disso?” antes de entrar feito uma desvairada na loja só pelo cartaz que diz: “LIQUIDAÇÃO”. Faz bem para o mundo e para o meu bolso. Consumo: é um bom tema para um próximo post!